A Riot Games anunciou que, ao longo dos últimos quatro anos, mais de 3,6 milhões de contas foram banidas no VALORANT devido a atividades ilícitas, como trapaças. Desde o lançamento do jogo, essa estatística significa que, em média, uma conta é banida a cada 37 segundos.
O combate às trapaças é liderado pelo sistema Vanguard, uma ferramenta de segurança desenvolvida pela Riot, projetada para manter a integridade das partidas no jogo de tiro em primeira pessoa (FPS). Segundo a empresa, apenas 1% das partidas é afetado por trapaceiros, e esses indivíduos costumam ser detectados e banidos em até seis jogos.
Além disso, a Riot implementou recentemente as Restrições do Vanguard, uma nova camada de segurança que impede que trapaceiros utilizem recursos do Windows, como TPM (Trusted Platform Module) e VBS (Virtualization-Based Security), para manipular o jogo. Essas funcionalidades reforçam a dificuldade de alterar as configurações do sistema de forma fraudulenta.
Como o Vanguard atua
O sistema Vanguard não se limita a detectar e banir trapaceiros diretos. Ele também age contra práticas como “botting” (uso de bots para obter vantagens automáticas), “boosting” (quando jogadores pagam para outros melhorarem suas contas) e jogadores que se juntam intencionalmente com trapaceiros.
As medidas do Vanguard podem ser divididas em três categorias:
- Detecção automática: Identificação e banimento de contas com base em softwares de trapaça detectados automaticamente.
- Hardware: Suspensões aplicadas a contas reincidentes, identificadas pelo hardware do jogador.
- Revisão manual: Banimentos determinados por uma equipe de agentes da Riot após uma revisão minuciosa de comportamento suspeito.
Vanguard no Console
Com o lançamento de VALORANT para consoles, a Riot enfrenta novos desafios, especialmente em relação ao uso de dispositivos de spoofing de entrada, que conectam mouse e teclado aos consoles para obter vantagem. Desde o lançamento do beta para consoles, em junho de 2024, a Riot já detectou e baniu vários trapaceiros que tentaram explorar essas brechas.
Com a crescente popularidade do jogo, a quantidade de banimentos aumentou, o que reflete tanto a expansão da base de jogadores quanto o empenho da Riot em manter a competitividade justa.
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