Gerenciar a economia no VALORANT é crucial para garantir a vitória, evitando ficar sem armas ou habilidades essenciais em rodadas futuras.
A economia influencia diretamente o ritmo e o resultado de cada rodada. Os jogadores começam a partida com uma quantia inicial fixa de créditos, a moeda do jogo, usada para comprar armas, habilidades e utilitários. É importante gerenciar esses créditos de forma eficiente, pois cada compra impacta nas rodadas subsequentes.
Os créditos, conhecidos como “Creds,” são a moeda central do jogo. O ganho de Creds varia conforme o desempenho individual e coletivo. Ao iniciar uma partida, cada jogador recebe 800 Creds, e a mesma quantia é concedida após a troca de lados.
Vitórias e derrotas em rodadas afetam a economia, proporcionando 3.000 Creds por vitória e 1.900 Creds por derrota. Em prorrogações, cada jogador recebe 5.000 Creds como incentivo financeiro.
Se uma equipe enfrentar uma sequência de derrotas, os jogadores continuarão a receber créditos incrementais para evitar uma desvantagem excessiva, com um máximo de 2.900 créditos após várias derrotas consecutivas.
Cada eliminação de um oponente rende 200 créditos ao jogador. No time atacante, plantar a Spike recompensa com 300 Creds. O limite máximo que um jogador pode acumular é de 9.000 Creds, e é possível comprar armamentos para aliados que estejam com poucos créditos.
Valores dos Recursos Padrão:
- Classic: Grátis
- Shorty: 300 Creds
- Frenzy: 450 Creds
- Ghost: 500 Creds
- Sheriff: 800 Creds
- Stinger: 1.100 Creds
- Spectre: 1.600 Creds
- Bucky: 850 Creds
- Judge: 1.850 Creds
- Bulldog: 2.050 Creds
- Guardian: 2.250 Creds
- Phantom: 2.900 Creds
- Vandal: 2.900 Creds
- Marshal: 950 Creds
- Outlaw: 2.600 Creds
- Operator: 4.700 Creds
- Ares: 1.600 Creds
- Odin: 3.200 Creds
- Colete leve: 400 Creds
- Colete completo: 1.000 Creds
Gerenciar os créditos é uma parte vital para garantir a vitória. Os jogadores precisam tomar decisões rápidas e estratégicas sobre quando economizar e quando gastar, considerando o resultado da rodada anterior, o desempenho da equipe e a estratégia do adversário.
A economia segue um ciclo de altos e baixos, com momentos de “eco rounds” e “forçados.” Durante os eco rounds, os jogadores optam por economizar créditos, comprando armas menos potentes e utilitários mínimos para acumular recursos para futuras rodadas. Nos rounds forçados, os jogadores gastam todos os créditos em armas de alto poder e utilitários para maximizar as chances de vitória.
Quando Fazer um Eco Round:
- Baixa Economia: Quando a equipe não tem dinheiro suficiente para comprar armas e utilitários necessários, os jogadores compram pistolas baratas ou não compram nada, economizando para uma compra completa na próxima rodada.
- Próximo do Bonus Round: Se a equipe adversária está prestes a ganhar um bonus round, pode ser vantajoso economizar para responder com força total quando eles tiverem armamento melhor.
- Placar Desfavorável: Em desvantagem, economizar pode aumentar as chances de vencer rodadas críticas futuras.
Quando Fazer um Forçado:
- Próximo do Final do Half: Quando o time está perto do final do half (ataque/defesa) e não haverá muitas oportunidades de usar o dinheiro restante, forçar a compra pode trazer vantagem.
- Quebrar a Economia Adversária: Vencer um round pode quebrar a economia do adversário, forçando-os a um eco no próximo round.
Equipes com uma economia forte têm mais opções táticas, enquanto equipes em desvantagem financeira muitas vezes precisam adotar estratégias mais arriscadas para se manterem no confronto.
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